Regras estranhas no condominio

Regras estranhas

Regras estranhas no condominio
Regras estranhas no condominio

Algumas regras impostas pelos condomínios são difíceis de entender, até porque os responsáveis as tornam incompreensíveis. As regras e normas são afixadas no mural do prédio em outros locais de muita movimentação, causando estranhamento nos moradores. Frases como “é proibido entrar com qualquer bebida, porque pode sujar o hall e quem for visto andando sem camisa leva bronca” são comuns. Em um condomínio localizado da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, o estatuto cita que “é proibido circular pelas áreas comuns usando robe de chambre”. No prédio Louvre, “a área da piscina, localizada na cobertura, será trancada a partir das 18 horas, impedindo que os moradores deixem de apreciar a maravilhosa vista do centro de São Paulo durante o pôr-do-sol”. No edifício dos Jardins, toalhas penduradas nas janelas são proibidas, principalmente nos kitnets. Em outros, é proibido cachorros andarem na calçada em torno do prédio, a área de lazer não pode ser utilizada no horário entre 8 e 22 horas e é permitido jogar bola na grama do jardim. Concorda que são regras contraditórias e estranhas?

 

Em Moema, na zona sul de São Paulo, os moradores viram um comunicado afixado no elevador. “Lamentavelmente tem sido observada no chão da academia a presença de cuspe e escarros junto à esteira e à bicicleta. Por uma questão básica de higiene solicitamos que isso não mais ocorra, caso contrário seremos obrigados a instalar câmera de segurança no local para detectar a origem do problema, causando custos e desgastes desnecessários”. Segundo a moradora Juliana Marques, que é psicóloga, “é ridículo ter que ler isso. Mas pelo visto, era necessário, né?”. O aviso causa estranhamento, visto que pede mais higiene dos moradores. No mesmo comunicado, estava presente também outro aviso. “Recentemente foi solicitado aos moradores que retirassem do recinto da garagem todo e qualquer material que estivesse lá depositado e fomos parcialmente atendidos. Solicitamos, aos que ainda não o fizeram, que desocupem a garagem completamente a fim de que seja possível manter uma perfeita limpeza daquele local”.

 

Os responsáveis por um edifício localizado na mesma região adotaram uma espécie de sirene sonora, utilizada para intimidar e afastar travestis que ficam na calçada do entorno do mesmo. “Achava que era algum tipo de alarme de carro, mas um morador antigo me contou que a sirene é acionada quando os travestis tentam usar a nossa calçada para ficar esperando os clientes ou quando estão fazendo muito barulho. Ela funciona realmente, principalmente à noite, de segunda a segunda. Basta algum travesti começar a falar alto ou tentar usar a calçada como ponto”, afirma a moradora Débora Rodrigues. Estas medidas tomadas pelos responsáveis, que causam estranhamento devido os moradores não entenderam a mensagem, são causadores de problemas em condomínios. É aconselhável que as mensagens que devem ser comunicadas ao moradores sejam discretas e diretas, sem redundâncias, erros gramaticais e frases sem sentido. Em alguns casos, apenas uma palavra muda o sentido original do texto. Por isso, é importante a correção antes de afixar em algum local público do condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *