Cuidados com fossa no terreno

Para quem mora em condomínio deve preocupar-se com a fossa utilizada, e entre os modelos existentes a mais recomendada é a fossa séptica. Se você quer saber mais informações sobre esse modelo e como manter uma fossa séptica em casa, vamos ao post para tirar todas as dúvidas.

 

O que é fossa séptica?

A fossa séptica tem diferentes câmaras, a fim de fazer a divisão físico-química da matéria sólida do esgoto.

Esse tipo de fossa é ideal para diminuir riscos de contaminação e impedir poluição de águas subterrâneas.

Cuidados com fossa no terreno
Cuidados com fossa no terreno

Como funciona?

O início do processo retém o esgoto em uma câmara por 24 horas. Durante essa fase, acontece a sedimentação do material sólido presente no esgoto.

Após a primeira fase e separação do esgoto em lodo (material depositado no fundo) e escuma (material líquido que ficou emerso); ocorre a digestão anaeróbica do lodo. Esse processo acontece a partir do ataque de bactérias anaeróbicas, o que extingue a ação de bactérias patogênicas.

Com a redução dos sólidos e gases, o líquido restante já pode ser disposto com maior segurança no meio ambiente.

 

Dicas para ter uma fossa séptica em casa

Distância: para evitar o mau cheiro, o ideal é que as fossas não fiquem muito próximas de casa; o ideal é que fiquem a 4 metros do lar. Ao colocar a fossa muito distante, o problema fica por conta da tubulação que deve ser muito estendida.

Lado do banheiro: ao construir uma fossa em casa, o ideal é posicioná-la ao lado do banheiro para evitar curvas na canalização.

Distância de águas: a fossa séptica deve ser construída e mantida longe de fontes de captação de água, para evitar a poluição e contaminação dessas áreas (no mínimo 30 metros de distância).

Nível do terreno: para garantir o bom funcionamento da fossa séptica, é indicado que essa seja construída em um nível mais baixo do terreno.

 

Com as dicas e informações sobre fossa séptica, você já sabe que para casas em condomínio ou área rural o ideal é escolher por esse modelo de fossa, já que trata dos materiais sólidos e efluentes, de modo a deixar a parte líquida adequada para reuso, permitindo até molhar jardins e plantas com essa água.

A fossa séptica é a solução ideal para evitar contaminações e contribuir com o meio ambiente, por isso ao decidir por instalar esse tipo de fossa, é aconselhável que se procure por um profissional competente.

One thought on “Cuidados com fossa no terreno”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *