Para continuação da série de posts sobre um condomínio eficiente, hoje o nosso foco é na segurança. Com algumas dicas, é mais fácil organizar alguns pontos que ainda não estejam bem definidos no condomínio.
Acompanhamento câmeras de segurança: abrir o sinal das câmeras de segurança da entrada e áreas comuns do prédio para os moradores pode ser uma maneira de ter o auxílio dos condôminos para segurança.
Controle de acesso de visitantes: é preciso ter muito cuidado com o “entra e sai” do condomínio. Além de consultar o condômino sobre a entrada de algum visitante (e nada de aceitar entradas para algum tipo de surpresa), é preciso também fazer uma ficha cadastral do visitante.
Controle de acesso dos moradores: é importante ter controle até mesmo dos moradores, pois o revezamento na portaria pode deixar os porteiros confusos em relação aos moradores. No mercado, já há vários sistemas de controle, entre eles o de biometria e de cartão eletrônico.
Encomendas: não permitir a entrega de flores, pizzas, presentes e outros objetos no apartamento ou casa. O morador deverá ser chamado na portaria para recebê-los, a fim de evitar a entrada constante de desconhecidos no condomínio.
Entrada de carros: é necessário fazer prévio cadastramento dos carros que irão entrar no condomínio, a fim de manter o controle de acesso.
Equipamentos e vigilância: o conjunto entre equipamentos de vigilância eletrônica, vigias 24 horas e procedimentos de moradores é um fórmula eficaz para inibir invasores.
Guarita: deve oferecer boa visibilidade aos funcionários e ser blindada para não oferecer riscos.
Monitoramento a distância: sistemas de monitoramento por empresas particulares pode ser uma solução ideal para condomínios que não possuem funcionários que controlem a segurança do local. Para condomínios com funcionários nessa função, o monitoramento pode ser importante ainda para garantir mais segurança.
Muros: pode ser a entrada de muitos invasores, então, o ideal é a instalação de sensores e cercas elétricas para prevenção.
Plano de segurança: o condomínio pode contratar um profissional da área para elaborar plano de segurança para detectar as vulnerabilidades do condomínio.
Treinamento: cursos de treinamento e de reciclagem para vigias são investimentos tão relevantes quanto em equipamentos.
Vizinhos: em reuniões de condomínio pode ser estabelecido algum sinal de perigo entre vizinhos, algo caso incomum esteja acontecendo.
Agora, é colocar em prática as dicas apresentadas e orientar sempre os moradores sobre a importância da segurança, de modo que todos colaborem.
Continue lendo nossa série de posts sobre condomínios eficientes. Ainda temos muito a contribuir com o seu condomínio!