Dicas para um condomínio eficiente: Infraestrutura e manutenção

Dicas para um condomínio eficiente: Infraestrutura e manutenção

Dicas para um condomínio eficiente: Infraestrutura e manutenção
Dicas para um condomínio eficiente: Infraestrutura e manutenção

Continuando a série de posts sobre condomínios eficientes, agora é o momento de falarmos sobre infraestrutura e manutenção.

Caixa d’água: contratar profissionais que realizem a limpeza da caixa d’água a cada seis meses é importante para zelar pela qualidade da água.

Calhas: faça limpeza nas calhas antes do início das chuvas. É muito comum as calhas acumularem folhas e entupirem durante as chuvas ocasionando a entrada de chuva através do telhado.

Captação da água de chuva: a construção de sistemas que captam a água da chuva para utilizar nos jardins pode ser um meio de sustentabilidade e economia no consumo de água.

Dedetização: contratar com periodicidade empresas que dedetizam o condomínio previne gastos para o combate de pragas que também podem causa prejuízos às estruturas do condomínio.

Esgoto: ao contratar empresas como limpa-fossa e de tratamento de esgoto é importante certificar-se que essas dão o destino correto para os dejetos.

Impermeabilização: deve ser aplicada em áreas que ficam em contato com a água para prevenir futuras infiltrações.

Manutenção Preventiva: tem como intuito verificar periodicamente pontos como sistema hidráulico, elevadores e estrutura a fim de garantir o bom funcionamento e também reduzir custos que podem ser mais altos com reparos corretivos.

Pintura: caso o condomínio vá passar por processo de pintura, sugira na reunião de condomínio cores suaves, pois essas tem maior tempo de duração, além de absorver menos calor.

Piscina: se o condomínio tiver piscina é importante manter os cuidados até nos períodos que não há uso para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti.

Pragas: é adequado manter sempre as partes de acondicionamento de lixo limpas, de modo a evitar a infestação de ratos e baratas pelo condomínio.

Salão de festas: se ainda estiver em construção ou passando por reformas, o ideal é optar por materiais com atenuação acústica para evitar a propagação do som e possíveis reclamações dos condôminos.

Sistema elétrico, hidráulico e gás: é ideal contratar um profissional para fazer checkup  da instalação elétrica com frequência a fim de prevenir acidentes; o mesmo deve ser realizado nos sistemas hidráulico e de fornecimento de gás encanado.

Telhado: o ideal é realizar a manutenção do telhado durante o outono, pois é uma época de poucas chuvas.

Temporizadores de lâmpada: a instalação desses mecanismos que fazem com que as luzes acendam somente com a movimentação no local ajuda na redução dos custos com energia elétrica.

 

Depois desse post, mais uma etapa para o desenvolvimento de um condomínio eficiente já pode ser posta em prática.

Acompanhe os próximos posts que completam a série!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *