Dicas para um condomínio eficiente: Administração

Dicas para um condomínio eficiente: Administração

Dicas para um condomínio eficiente: Administração
Dicas para um condomínio eficiente: Administração

Para um condomínio eficiente é necessário seguir alguns pontos específicos. Entre eles a administração é um importante ponto para manutenção condominial, assim elencamos algumas dicas para auxiliar.

Administradora: a contratação de uma administradora pode ser essencial para auxiliar ao síndico, mas deve ser considerada se o custo dessa será aceito pelos condôminos.

Advertência e multa: para manter a ordem do condomínio às vezes é necessário a aplicação de multas, mas essas devem ser precedidas de aplicação de advertência verbal e escrita.

Assembleia: para manter a organização, é necessário ter uma pauta objetiva a ser conduzida durante a reunião e deixar assuntos gerais para serem expostos ao final. Caso o assunto exposto ao final seja de maior importância, é necessário colocar em pauta para uma próxima assembleia.

Conselho: o conselho deve sempre estar informado sobre os balancetes, assim como ser comunicado em momentos de decisões importantes que devem ser votadas.

Contratação terceirizada: muitas vezes a contratação de empresas que fornecem funcionários pode ser uma excelente opção, mas é necessário considerar se os custos não ficam acima do previsto.

Custos extras: é comum ao final do ano as taxas de condomínio terem elevação em virtude do 13º salário dos funcionários. Para evitar o aumento repentino é ideal colocar em pauta a diluição desses valores ao longo do ano na taxa condominial.

Funcionários: ao contratar novos funcionários é ideal realizar entrevistas e pedir carta de antecedentes criminais. Outro ponto importante é evitar hora extra, pois podem aumentar muito os custos do condomínio.

Fundo de reserva: o fundo tem como intuito cobrir custos emergenciais. O ideal para formação do fundo é estipular no conselho de quanto deve ser o percentual desse fundo a ser cobrado na taxa condominial.

Nota fiscal: ao contratar qualquer serviço ou na compra de produtos, é necessário pedir a nota fiscal para depois elaborar a prestação de contas de modo correto e apresentá-la em momento oportuno para os condôminos.

Prestação de contas: a prestação de contas deve ser no mínimo anual e é obrigatória por lei, além de mostrar a transparência na gestão.

Previsão orçamentária: ao organizar a previsão orçamentária para o próximo período, é necessário considerar a inflação do ano, assim como reajustes de salários dos prestadores de serviço do condomínio.

Produtos e serviços: ao comprar produtos ou contratar serviços, é importante pedir cotação de no mínimo três empresas, atentando-se ao preço, mas principalmente à qualidade.

Síndico profissional: quando não há ninguém no condomínio que deseja exercer a função, a contratação de um profissional desses pode ser uma solução; mas é importante ressaltar que esses profissionais não estão inseridos na vida em condomínio e podem não estar a par do assunto.

 

É claro que a administração é importantíssima no condomínio, mas outros pontos devem agir em harmonia. Para auxiliar, teremos uma série de posts sobre outros pontos importantes no condomínio. Não deixe de ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *