Cores externas em harmonia

Cores Externas. Como harmonizar?

A área externa compreende a fachada, o jardim, a piscina, churrasqueira, sala ao ar livre ou qualquer outro recinto além da porta. Suas cores são importantes não só como elemento estético, mas também para ajudar a definir o tipo de ambiente que representam. Portanto é de extrema importância saber como harmonizar cores externas entre si e com o lugar.

Cores externas em harmonia
Fachada em cores vivas

Cores vivas

Cores vivas, como laranja, rosa e azul caem bem em construções de arquitetura mais “tradicional”, com detalhes em madeira e telhados angulosos, deixando-as mais alegres. Combinam bastantes com verde, seja de plantas ornamentais ou mesmo de portas, janelas ou portões.

Nessas cores o desgaste causado pelo sol, ou seja, o famoso desbotamento, talvez fique mais aparente, requerendo repinturas a cada 5 ou mais anos.

Paredes com cores diferentes

A beleza desse tipo de pintura está no contraste entre as cores, portanto escolhe-se sempre uma vibrante, como roxo, mostarda ou laranja, e outra bem clara, preferencialmente branco. Uma das cores deve ocupar área bem menor que a outra, para se destacar no meio da cor predominante.

Tons pastéis

Os clássicos bege, branco e creme são lindos e  conferem um ar de calma, paz e tranquilidade ao ambiente. Alguns ainda defendem que esses tons tem a propriedade de fazer o espaço parecer maior. Combinam com tudo: madeira, metal, móveis rústicos ou modernos.

 

Cores externas em harmonia
Facha em tons sombrios

Tons frios ou sombrios

Tons de cinza, preto e branco: esses são os ideais para casas com visual moderno, como aquelas com telhados horizontais ou detalhes metálicos. Para churrasqueiras, prefira paredes revestidas de pedras àquelas com tijolos ou ladrilhos.

 

E, para finalizar: antes de escolher qualquer cor para suas paredes, teste-a em fotos da sua casa com aplicativos de edição de imagem. Alguns fabricantes de tinta inclusive disponibilizam simuladores para esse fim.

Boa sorte harmonizando as cores externas da casa e obrigado por acompanhar nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *