Crianças em condomínio

Crianças em condomínio

Crianças em condomínio
Crianças em condomínio

A escolha de onde morar é sempre uma busca difícil e envolve muitos fatores para a escolha, mas tais fatores podem ser diferentes quando se tem crianças.

Com os pequenos a segurança torna-se algo primordial na escolha de um lar e por tal motivo, a escolha de condomínios para as famílias com crianças tem se tornado mais constate.

Os pais buscam um lugar com maior segurança e área de lazer para o desenvolvimento dos pequenos, de modo a garantir menores riscos.

No entanto, a tranquilidade que o condomínio pode oferecer às crianças, pode ser contraditória para quem não tem filhos. Muitas vezes as crianças ficam tão a vontade que saem brincando pelas ruas e áreas comuns do condomínio, juntando-se a outras crianças. E nesse momento de descontração e alegria alguns gritinhos e risadas inocentes podem se sobressair e irritar a vizinhança.

É claro que o barulho pode incomodar, mas antes de reclamar é preciso ter sensatez e analisar se não é muita implicância. Pois se as brincadeiras estiverem acontecendo em lugar destinado às crianças e em horário permitido, o ideal é buscar meios mais plausíveis de solucionar o problema.

Uma das alternativas é criar a função de “mini-síndico”, de modo que a criança eleita dialogue com as outras para evitarem algazarras que incomodem a vizinhança. Desse modo, ainda incentiva as crianças a participarem democraticamente das atividades do condomínio.

Outro problema é quando o barulho das crianças vem do apartamento, o que deve ser levado em consideração pelos pais, e para evitar que o barulho se propague é ideal ter tapetes emborrachados que evitem a propagação do som.

Ainda é comum o barulho da criançada quando se iniciam as férias escolares, quando todos querem estar juntos e aproveitar para brincar. Para amenizar o problema, o condomínio pode propor em assembleia a contratação de um profissional de recreação para propor atividades recreativas e de estímulo do desenvolvimento. Esses profissionais já são comuns no mercado e podem ser contratados por temporadas, e as despesas advindas dessas contratações podem ser custeadas pelas famílias com crianças.

No entanto, é necessário sabedoria dos pais para informar aos filhos sobre o respeito com os vizinhos e orientá-los para evitar brincadeiras que possam incomodar.

Ainda é preciso que os pais sejam responsáveis e respeitem as normas do condomínio não deixando crianças pequenas circularem sozinhas e muito menos utilizarem dos funcionários que prestam serviços no local para dar uma “olhadinha”.

Com orientação aos pequenos e sensatez dos pais, a vida em condomínio pode ser uma excelente e segura opção para as famílias com crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *