A segurança no condomínio

A segurança no condomínio – parte 2

A segurança no condomínio
Seguranca geral do condominio. Videos

Geralmente, os assaltantes costumam agir nos horários de pico. Atualmente, os locais mais almejados pelas quadrilhas são os condomínios, para praticarem suas ações violentas. Esse fato é até contraditório, visto que moradores optam por morar em prédios devido a alta segurança que ele oferecem. Mesmo com todo um sistema de segurança moderno, muitas vezes eles não mostram eficácia. Na cidade de São Paulo, os bairros que mais ocorrem esse problema são o Campo Belo, Morumbi e Higienópolis. Segundo Mauro Fachini, delegado titular da Delegacia de Roubo a Condomínios da capital paulista, em uma entrevista para um jornal da região, os bandidos já sabem quais são seus alvos, e só procuram apartamentos no condomínio que moram pessoas ricas.

 

Os horários adotados para os assaltos são entre as 5 horas e 7 horas ou 19 horas e 21 horas. As quadrilhas são formadas por grupos grandes, de sete a 10 integrantes. “Um assaltante liga para o condomínio e se passa por morador. Ele avisa que chegará um carro de um parente ou visitante, e que a entrada deverá ser autorizada. Quando eles chegam, o porteiro libera, eles entram, e dentro do carro está o bando”, afirma o delegado. Veja a seguir algumas dicas para o condomínio evitar esse problema:

 

Proteção física: Em qualquer bairro, mesmo que tenha constante ronda policial, é necessário ajustar e fazer alterações no condomínio com relação à segurança. É aconselhável o aumento da altura dos muros ao redor do prédio e a implantação de cercas elétricas no topo dos mesmos, blindagem das guaritas de porteiros e seguranças, monitoramento da portaria e dos pontos de maior acesso por meio de câmeras de segurança e a construção de uma clausura, onde o processo de entrada de pessoas é feita por dois portões na entrada.

 

Treinamento interno: Em alguns casos, é recomendável a contratação de uma equipe de segurança interna e externa, com homens armados se for necessário. Esse serviço é oferecido por empresas de segurança, e pode intimidar os assaltantes. Deve-se também fazer um treinamento com todos os funcionários, a fim de que eles saibam como evitar a entrada de pessoas estranhas no interior do prédio. O síndico deve promover um treinamento específico para os moradores, a fim de conscientizá-los sobre a importância de cumprir as regras e protocolos estabelecidos que visam a segurança de todos.

 

Reação aos assaltos: “Se o seu condomínio estiver sendo assaltado, não reaja. Não olhe fixamente para o assaltante porque ele pode entender isso como uma intimidação. Se você perceber a ação dos ladrões antes de entrar no condomínio, acione a polícia”, explica o delegado Mauro Fachini.

 

Instalações eletrônicas: A instalação de sistemas de monitoramento remoto, alarmes e cercas elétricas podem intimidar os assaltantes, e impedir as ações criminosas. Muitos condomínios já estão contratando os serviços de empresas particulares de segurança. Porém, o serviço possui um preço alto. Em média, é cobrado o valor de R$ 15 mil, pelo posto de segurança 24 horas com quatro seguranças por dia. Com todos esses elementos incorporados no prédio, a chance de um assalto em massa no prédio é reduzida.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *