A segurança no condomínio

A segurança no condomínio – parte 1

A segurança no condomínio
A segurança no condomínio

Atualmente, com o crescente número de roubos em condomínios, é necessário que moradores e funcionários sigam regras para manter a segurança. Ao contratar os funcionários, os responsáveis pelo condomínio devem ser rigorosos. Deve-se haver uma verificação de fontes de referência e uma breve pesquisa da vida e do trabalho do novo funcionário. Isso porque deve-se manter a máxima discrição a assuntos relacionados à vida dos moradores, valores guardados por eles e a existência de cofres. Porteiros devem estar atentos quanto à movimentação na portaria. Eles precisam saber os horários que criminosos costumam assaltar casas e condomínios na região em que o prédio está localizado.

 

O portão, localizado na portaria, deve ser aberto pelo porteiro somente após a identificação do visitante. E não é aconselhado, em nenhuma hipótese, deixar o portão aberto. Logo após identificar a pessoa, o porteiro deve comunicar ao morador sobre a conveniência. É preferível que o morador desça, reconheça a pessoa e permita sua entrada. Ao atender o estranho, os portões devem ser mantidos fechados e a pessoa permanecendo do lado exterior do prédio. Dessa forma, haverá um limite na entrada de pessoas desconhecidas no condomínio, aumentando a segurança de todos. No caso de entregas de mercadorias e encomendas, o morador deve, obrigatoriamente, comunicar à portaria e solicitar sua presença no local para seu recebimento. Não é aconselhado que o entregador leve a encomenda até o destinatário. Caso o morador não esteja presente, o porteiro irá guardar a mercadoria no depósito, e será retirado somente com a presença do devido dono.

 

O síndico e responsáveis pelo condomínio devem ter uma tabela com o horário do recolhimento do lixo na rua. Na hora da limpeza, todos os portões do prédio edifício devem permanecer fechados. Isso porque já ocorreram casos de assaltantes estarem vestindo trajes de garis e adentrarem prédios na hora do recolhimento do lixo, sem que sejam vistos. O depósito de lixo de todos os moradores deve estar localizado em frente ou na calçada, e nunca na parte interior do prédio.

 

Caso o morador esteja entrando com seu automóvel na garagem, é importante identificar o motorista. Veja também se, na hora que o carro estiver entrando, alguém escondido está se infiltrando nas dependências da garagem. Alguns assaltantes costumam se esconder atrás ou nas laterais do carro e ficarem abaixados, com o intuito de não serem percebidos. O porteiro deve liberar a saída ou entrada de moradores somente quando identificar que não há um grande fluxo de pessoas suspeitas na rua. É aconselhável ter o auxílio de câmeras de segurança nos portões, a fim de auxiliar a portaria.

 

No caso de recebimento de prestadores de serviços, como encanadores e pedreiros, a portaria deve identifica-los, anotando os dados de seus documentos. Em seguida, comunique aos responsáveis ou moradores do condomínio. O acesso só deve ser permitido mediante a autorização dos mesmos. Depois de autorizado, o prestador de serviços deve ser conduzido ate o local acompanhado por algum funcionário. O horário para a entrada de visitantes deve ser estipulado, precedido por cautelas adotadas pelos responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *