Rede Elétrica Subterrânea no Condomínio Riverside

A Rede Elétrica Subterrânea no Condomínio Riverside é uma realidade. Porque optamos por essa vantagem? Simples:  estética. Afinal,  como diz o nosso slogan, “Um lugar para não sair de casa!”

Rede Elétrica Subterrânea

Praça Seu Joel no Condomínio Riverside
Praça Seu Joel no Condomínio Riverside

As redes elétricas em um âmbito geral que são de caráter aéreo, são vítimas das reações climáticas da natureza e do homem. Como exemplo, as colisões de automóveis em postes, entretanto, uma forma de minimizar os impactos financeiros nos empreendimentos imobiliários de nível mais alto, os condomínios fechados começam a buscar projetos elétricos de distribuição de energia elétrica com redes subterrâneas.

Rede Elétrica Subterrânea é uma forma segura, eficiente, moderna e que fornece uma ótima estética para o ambiente do empreendimento, mesmo que esse tipo de redes subterrâneas tem um custo maior para sua aquisição, tanto em sua projetação como em sua execução. Sendo assim, terá um retorno mais rápido dos investimentos aplicados do que nas formas aéreas convencionais, pois aumentam a qualidade do empreendimento, valoriza assim os lotes, tornando assim o investimento não tão elevado devido aos reflexos que fornece esses tipos de redes subterrâneas.

Imaginamos que em um empreendimento, terá postes no meio dos canteiros, nas beiras das ruas, e cabos elétricos aparentes, isso ficaria algo normal com o que já estamos acostumados a ver em nosso dia-dia.

Rede Elétrica Aérea
Rede Elétrica Aérea

Mas agora, se tudo isso desaparecesse e ficasse os belos jardins, iluminações rústicas, ruas livres, e uma visão diferente do que estamos habituados, isso seria algo diferente para o local que vamos escolher para construir nossa residência. Essa foi a proposta do Condomínio Riverside com a rede elétrica subterrânea

Rua Seu Ondino no Condomínio Riverside
Rua Seu Ondino no Condomínio Riverside

Custo Beneficio de Rede Elétrica Subterrânea

Temos que ter a consciência e buscar aplicar nosso dinheiro em algo que irá nos beneficiar e corresponder as nossas expectativas, os projetos de redes subterrâneas estão começando a abrir seu espaço no âmbito Brasil, pois na Europa já é algo comum.

Os componentes usados no subterrâneo têm a fama de serem mais duráveis, no entanto, de acordo com o superintendente da Rede Subterrânea da Light, Ermínio de Souza, o prazo de depreciação de qualquer equipamento usado nos dois tipos de rede é regulado pela Aneel. A diferença do que está no subsolo é que “estão em uma câmara subterrânea e são mais sofisticados, inclusive, eles têm um custo maior que o aéreo. A rede subterrânea, se bem mantida, dura bastante, o segredo está na manutenção do equipamento. A diferença não é questão de qualidade”. Além disso, a linha subterrânea não esta sujeita a vento, trovoada, vandalismo e até pipas. “O cabo enterrado fica mais protegido”, garante o profissional da Light.

Sustentabilidade

Uma das correntes que defende o maior uso de rede elétrica subterrânea alega que há um fator ecológico nisso.

Entende-se que a linha aérea retira árvores de seu local original, prejudicando o meio ambiente. “De qualquer forma, aquilo que você não mexer sempre será melhor. Mas a poda de árvores segue o procedimento sem prejudicar o meio ambiente. Tem um padrão e segue as exigências. Tem ainda a compensação para que não haja perda, como o programa para plantio de árvores reflorestadas”

Dentre os benefícios associados relativamente aos ganhos para os condôminos tem-se:

  • Proteção da rede contra tempestades e fenômenos naturais, resultando em menores custos de operação e manutenção corretiva.
  • Valorização dos imóveis.
  • Aumento do movimento comercial nas regiões.
  • Satisfação dos clientes pela qualidade de energia.
  • Integração com o meio ambiente, pois não há necessidade de podas e pela baixa poluição visual.
  • Redução da gravidade de acidentes envolvendo carros.
  • Melhora significativa da acessibilidade das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNEs).

Rede elétrica no Condomínio Riverside

Veja abaixo algumas imagens da implantação da rede subterrânea no nosso condomínio:

Rede Elétrica Subterrânea no Condomínio Riverside
Caixa de Passagem 27/28
Rede Elétrica Subterrânea
A fita de aviso Cuidado! Perigo! Cabo de alta tensão.
cabos isolados das redes subterraneas
Os cabos isolados das redes subterrâneas reduzem sensivelmente os campos magnéticos e eliminam por completo os campos elétricos do sistema.
caixas de passagens e de rede eletrica subterranea
Essas caixas são, geralmente, monoblocos pré-fabricados em concreto armado. A principal função dessas caixas é fazer derivação da rede, emendas e conexões.
redes subterrâneas
As redes subterrâneas estão sendo cada vez mais utilizadas porque trazem grandes benefícios de segurança, confiabilidade e economia para os locais onde estão instaladas

Resultado de um ambiente moderno e único!

Rua Seu Próspero do Condomínio Riverside
Rua Seu Próspero do Condomínio Riverside
Rua Seu Ondino no Condomínio Riverside
Rua Seu Ondino no Condomínio Riverside

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa

  • AZEVEDO, Fernando Araújo de. Otimização de rede de distribuição de energia elétrica subterrânea reticulada através de algoritmos genéticos. Curitiba, 2010.
  • LOBO, Eulália Maria Lahmeyer; LEVY, Maria Bárbara (COORDs.). Estudos sobre a Rio Light. Rio de Janeiro, 2008.
  • Relatório Rede de Distribuições, de 18 de abril de 2011, encomendado pela Light.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *