Como se comportar dentro de casa no condomínio

Como se comportar dentro de casa no condomínio

Como se comportar dentro de casa no condomínio
Como se comportar dentro de casa no condomínio

Mesmo dentro de sua casa, há regras para manter a boa convivência no condomínio. De todos os lados, você terá um vizinho, que pode reclamar de atitudes não permitidas ou que causem incômodos. Segundo estatísticas feitas em condomínios anos atrás, a principal causa de conflitos é justamente o desrespeito, quando vizinhos não seguem as regras básicas de convivência que devem ser adotadas por todos os moradores do prédio.

 

A primeira regra é respeitar os horários estabelecidos no condomínio. O horário comum para fazer barulhos e ruídos é das 10 horas da manhã até as 22 horas da noite. Nesse espaço de tempo, todos estão livres para utilizarem máquinas de lavar, utilizar um aspirador de pó, ouvirem suas músicas altas e até utilizar uma furadeira para colocar um quadro da parede. Porém, tudo isso deve ser utilizado sem incomodar seus vizinhos. Quando estiver fazendo uma festa em casa, ela deverá acabar exatamente às 22 horas, não sendo permitido sons em alto volume depois dessa hora. Caso algum de seus vizinhos estejam lhe incomodando com isso, comunique rapidamente ao síndico ou o responsável pelo prédio, caso esteja passando da hora estabelecida.

 

Caso tenha um animal de estimação, como um cachorro ou um gato, é importante ele não fazer muitos ruídos para não incomodar ninguém. É recomendado que, quando você for sair de casa por um longo período de tempo, deixe seu animal com alguma pessoa. Mas quando o animal do seu vizinho estiver fazendo muitos barulhos, converse com o dono dele. Como alguns moradores do prédio passam o dia inteiro fora de casa trabalhando, os mesmos nem sabem que seu bichinho está provocando tantos incômodos.

 

Se você é mulher e gosta de usar salto alto, é bom evitar utilizá-los dentro de casa. Isso porque os moradores do andar de baixo do seu apartamento poderão ficar incomodados com o barulho que o calçado provoca, a cada passo dado por você. Só está livre para usá-lo quando o chão da sua casa for acarpetado. Desse forma, o tapete abafará o som causado pelo calçado.

 

Caso necessite mover e empurrar móveis, não faça tanto barulho, sempre tomando cuidado para não incomodar os moradores do andar de baixo. Se possível, peça a ajuda de alguém para levantar o móvel, evitando de arrastá-lo pela casa. Respeite ao máximo o horário estabelecido para fazer essas atividades. Jamais faça alguma atividade com ruídos às 6 horas da manhã, por exemplo. Seus vizinhos ainda podem estar dormindo nesse horário, e ficarão irritados com o barulho.

 

Evite falar com alguém utilizando um tom de voz alto, pois os vizinho não necessitam saber de detalhes da sua vida pessoal. Converse sempre baixo, seja no telefone ou falando com alguém que esteja presente. Caso seu vizinho esteja se excedendo em casa, utilize o interfone para comunicar ao síndico na portaria, para que este converse adequadamente com ele.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *