Chamem o síndico

Chamem o síndico!

Chamem o síndico
Chamem o síndico

A vida em condomíno é bem complexa, dada as inúmeras pessoas de diferentes credos, ideologias e naturalidades que habitam este ambiente de uso comum. Pensando nesta dificuldade de se administrar tantas diferenças, foi criado a pessoa do síndico, profissional que administra o condomínio, seja no que diz respeito a contratação, desligamento e pagamento de funcionários, bem como, no que se refere ao zelo com das edificações, como reformas, pinturas, consertos entre outros serviços. Mas o síndico serve também para fazer valer as regras que são estabelecidas em assembléia para boa convivência em grupo, assim como, para cobrar ou renegociar divídias condomíniais dos moradores.

O síndico pode ser um condomíno escolhido em assembléia pelos demais moradores ou pode ser um profissional síndico contratado pelos mesmos para prestar este tipo de serviço.

Ser síndico pode ser considerada uma profissão de fé, pois é preciso ter uma paciência monumental para lidar dar com diferentes tipos de pessoas e situações. É ele que vai mediar conflito entre moradores, ver que o precisa ser feito em termos de melhoria no condomínio e manter o caixa em no azul (nem sempre isso é possível devido a grande inadimplência de condomínos).

Conseguir uma reforma na pinturado prédio, por exemplo, é um Deus no acuda, visto que definitivamente há muitos que não terão condição  e outros que vão enrolar enquanto puder para não contribuir com tal serviço.

Falar de débitos condomíniais é outras questão ainda mais delicada, mas necessária, haja vista que alguns condomínos não estão nem ai para com suas responsabilidades junto ao condomínio. Esse tipo de assunto muitas vezes acaba em discusssão e pancadaria entre síndico e moradores.

Supervisionar o trabalho dos funcionários do prédio também é atribuição do síndico, o que muitas vezes lhe demanda jogo de cintura para ter lidar  com funcionário desinteressado e irrresponsável com seu serviço. Neste caso o ele procura contronar a situação, visto que a rotatividade constante de funcionários no condomínio gera trasntornos e custos extras com rescisões trabalhistas. Despesas a mais é tudo que o condomíno não quer.

O condomínio que tem um síndico atuante que consegue mantar as contas em dia, dinheiro em caixa e a estrutura condomínial funcionando a contento, deve erguer as mãos para o céu e agradecer a Deus por te-lo no comando de seu condomínio. Não é todo dia que se encontra um profissional assim competente para administrar o sua moradia coletiva, e para que você tenha o conforto e a confiança em dizer:Chamem o síndico!.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *