Boa convivência em condomínio

Boa convivência em condomínio

Convivência em condomínio

Boa convivência em condomínio
Boa convivência em condomínio – Foto Internet

Viver em condomínio não é uma tarefa fácil e exige muita paciência. Assim, como não escolhemos nossos vizinhos, também não escolhemos as atitudes e hábitos que eles têm. Então, o ideal é buscar uma boa convivência.

Para auxiliar na boa convivência, algumas dicas são essenciais para evitar conflitos internos e se seguidas podem trazer tranquilidade na vida em condomínio.

Horários de Silêncio

  • Silêncio é muito bom e sempre bem-vindo. Então, se você mora em condomínio respeite os horários. É sempre bom reforçar que durante a metade da manhã também se aconselha a evitar barulhos. Às oito horas da manhã pode não ser o ideal pra começar a furar a parede ou passar aspirador na casa, então deixe suas tarefas que fazem mais barulho para depois das 10 horas da manhã.

Lugares comuns na convivência em condomínio

  • Lugares comuns são divididos com outras pessoas, então, respeite o outro. Para exemplificar esse caso trago uma experiência pessoal que vivo atualmente; minha vizinha retira o lixo logo pela manhã e coloca no hall do andar para levá-lo até a lixeira assim que acabar a limpeza da casa, ou seja, ao final da tarde. Isso é convivência em condomínio. Durante todo o dia o hall do meu andar fica com sacos e sacolas de lixo o que causa odor e até moscas em virtude do lixo orgânico. Então, lembre-se que o hall não é um espaço exclusivo seu e deve ser mantido em ordem.
  • Ainda no espaço comum, evite fumar, exceto caso seja um espaço aberto e que permita tal prática. Afinal, é muito incômodo alguém que entra fumando no elevador ou hall.

Em apartamentos

  • Se você mora em condomínio de prédios, essa regrinha é sempre muito bem vinda às mulheres. Andar de salto alto dentro de casa deve ser evitado, uma vez que o vizinho do andar de baixo pode ficar incomodado com o barulho repetitivo.

Conversar antes de denunciar

  • Evite levar problemas ao síndico.  Se a situação for cabível de conversa, faça isso e tente solucionar o problema amigavelmente. As vezes, seu vizinho não sabe que algo esteja te desagradando, assim como o cachorro dele que late o dia todo enquanto ele não está em casa. Nesse caso, o ideal é expor calmamente a situação e propor a resolução do problema.

Discussões pessoais

  • Uma discussão no meio da noite pode acordar seu vizinho e com certeza ele não quer saber dos seus problemas pessoais (ainda que seja um vizinho curioso, você não quer permitir que ele espalhe seus problemas por aí, não é!?). No entanto, as brigas e discussões também podem ser desagradáveis durante o dia, então, evite falar ou brigar em volume excessivo. Tudo isso ajuda muito na convivência em condomínio.

As regras e dicas para uma boa convivência em condomínio são muitas, então, enquanto já coloca essas em prática, aguarde pelas próximas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *