Hoje em dia são anunciados grandes empreendimentos imobiliários.A natureza tem sido um grande diferencial desses condomínios, visto que seus futuros proprietários querem o máximo de qualidade de vida para si e suas famílias. Por isso, esses lugares se tornaram verdadeiros bolsões verdes que propiciam ar puro, frescor e muita tranquilidade.
Mas que tipo de árvore é a mais adequada para condomínios?
Segundo paisagistas profissionais, não da para definir uma árvore padrão, pois cada condomínio tem uma geografia e um projeto paisagístico específico.
Mas o que se aconselha em linhas gerais, é que sejam usado árvores de pequeno ou médio porte.
Árvores frutíferas e sem espinhos,são uma boa opção, pois além de tornarem a paisagem mais bonita, atrairá pássaros e evitará que os usuários e as crianças possam se machucar.
As árvores mais usadas nos condomínios no momento, são a Jabuticabeira e a Pitangueira. Elas propiciam sombra, frutas doces e atraem muitos pássaros, promovendo um ambiente bonito, de paz e descontração para se divertir com a família, para meditar e esquecer da agitação da vida moderna.
A Bromélia ou o Hibisco, são outra excelente opção, pois tem baixo custo com a poda, já é adaptada ao clima brasileiro e tem um grande valor estético e ornamental.
É importante salientar, que se aconselha a ter diferente espécies no Jardim, para que assim seja evitado que uma única praga destrua todo o jardim de uma vez só.
Viver num condomínio sem uma bela paisagem, é o mesmo que viver preso dentro de um apartamento.
A natureza faz parte de nós e nós fazemos parte dela. Não existe separação, pois está tudo conectado.
Como a vida em condomínio é muito limitada e monótona e, para piorar a vida moderna é estressante, é fundamental que se tenha uma área verde com árvores frondosas, frutíferas, bonitas e repleta de pássaros, beija flor e esquilos, para nos deixar o mais próximo possível da nossa condição mais natural e vital. A natureza.
A natureza nos faz lembrar que ainda somos humanos, que nem só de consumo e trabalho vive o homem. Se sua presença no nosso cotidiano, nos traz essa consciência, isso significa dizer que o verde faz parte de nossas vidas e deve marcar presença nela do momento que nascemos até o momento que daremos o último suspiro. A natureza não é um mero enfeite bonito que está ali simplesmente para deixar o ambiente bonito. Ela é você e você é ela. Não tem para onde correr. se ela acabar, acaba você! Ame, respeite e preserve a natureza!