A comodidade que a vida em condomínio pode propiciar

É cada vez mais comum ver famílias e pessoas solteiras optarem pela vida em condomínio, seja pela segurança, pela privacidade ou pela própria infraestrutura que alguns empreendimentos oferecem.

Hoje em dia já tem condomínios com tudo que se possa imaginar. Com ciclovia, piscina semiolímpica, sala de musculação, biblioteca, sauna e grandes áreas verdes. Como se tudo isso não bastasse, há condomínios que além de todas essas vantagens, tem em seu interior um comércio local, com pizzaria, locadora, padaria, farmácia, doceria, mercadinho, lojas de roupa, cafeteria, ótica entre outros serviços, tudo com o único objetivo de propiciar as seus moradores mais comodidade, segurança e qualidade de vida.

Hoje em dia, como os grandes centros são extremamente violentos, para os pais, por exemplo, saber que seu filho adolescente está no comércio local do condomínio com seus amigos ou paquera, soa como um grande alívio num mundo tão complicado para se viver.

Acredito que o maior exemplo deste tipo de condomínio é o Edifício Copam, prédio Paulista emblemático, idealizado pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer e que possui um forte comércio local

Isso sem dúvida é um fenômeno social, fruto da violência gratuita das grandes cidades. Funcionam como uma espécie de gueto para quem pode e quer ficar menos exposto a situações de perigo.

Como tudo a vida, isso tem um lado negativo, pois condomínios com tal nível de conforto segregam as pessoas por núcleos, o que por sua vez faz com que o conceito de coletividade fique cada vez mais limitado.

Quando perdemos o habito de lidar com outro, perdemos o nosso censo de humanidade. Se perdemos isso, também perdemos a compaixão e qualquer gesto de afeto por alguém que não conhecemos e que esteja sofrendo. Isso pode ser muito perigoso, visto que uma vez que perdemos nossa noção de humanidade, a tendência é que cada vez mais nos importemos menos com o nosso semelhante.

Entretanto, se quem opta pela vida condominial tiver essa percepção, é perfeitamente possível viver assim sem deixar de amar, respeitar e apoiar o próximo quando preciso for. O equilíbrio é sempre possível. Tudo isso só depende exclusivamente de nós e da nossa força de vontade em querer continuar a nos comportar como humanos que é o que de fato somos, embora muitos de nós tenha se esquecido disso há muito tempo. Mas enfim, nunca é tarde para correr atrás do tempo perdido e mostrar aquilo que o ser humano tem de mais bonito. A união.

One thought on “A comodidade que a vida em condomínio pode propiciar”

  1. Muito bom o texto, especialmente quando nos alerta para a importância da vida em comunidade, em sociedade.
    Creio que num bom condomínio, como me parece o Riverside, este será um dos pontos fortes.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *