10 dicas para uma boa convivência

10 dicas para uma boa convivência

10 dicas para uma boa convivência
10 dicas para uma boa convivência

Morar em condomínio exige sempre atitudes de respeito ao próximo e uma regra de ouro deve sempre ser levada em conta… “não faça aos outros o que não gostaria que fosse feito a você”.

Na vida em condomínio alguns pontos nunca devem ser esquecidos e pra auxiliar, elaboramos uma lista com 10 regras básicas a serem seguidas.

1)      Respeitar as regras de mudança: antes de efetuar qualquer mudança, consulte as normas do condomínio para evitar desentendimentos com os vizinhos.

 

2)      Não altere a fachada: recentemente as varandas gourmets estão em alta, e o espaço da sacada tem sido aproveitado para fazer essa área de lazer, mas antes de mudar a sacada, certifique-se o que já foi aprovado nas assembleias. Mudanças não aprovadas podem causar transtornos e desentendimentos; evite tais situações.

 

 

3)      Não altere áreas comuns: muitas vezes os condôminos desejam alterar as áreas comuns como hall, mas o gosto de um condômino pode ser diferente do outro. Então o ideal é colocar em pauta para ser avaliado em assembleia e se aprovado efetuar as mudanças. É bom lembrar que a o condomínio não é obrigado a manter os cuidados especiais com as novas áreas e mudanças.

 

4)      Respeite o uso da vaga da garagem: certifique-se qual é sua vaga na garagem e não utilize outra vaga, mesmo que por pouco tempo. Se necessitar utilizar mais uma vaga o ideal é conversar com algum vizinho que tenha vaga livre. Ah, e sempre respeite os limites delimitados, para não prejudicar a vaga ao lado.

 

5)      Respeite o uso do elevador: utilize o elevador de acordo, se estiver com cargas ou compras opte por utilizar o elevador de serviços para não ocupar por muito tempo o elevador social.

 

6)      Limpe o que foi sujo: caso derrube algo na área comum do condomínio, não deixe sujo, limpe ou chame um funcionário da limpeza para auxiliar. O mesmo deve ser considerado com animais de estimação, não deixe dejetos do animalzinho pelas áreas comuns do condomínio.

 

7)      Conserte o que foi quebrado: quando causar danos ao condomínio, avise algum responsável e arque com os danos. Isso pode acontecer também na garagem; se causar algum acidente avise o responsável e pague as despesas.

 

8)      Não atire objetos pela janela ou sacada: não jogue lixo pela janela e nem atire objetos que podem vir a machucar outras pessoas.

 

9)      Bom senso com animais: antes de ter animais de estimação, assegure-se quais as regras que o condomínio impõe para isso. Considere também se o seu espaço é adequado para criar animais e se ele não ficará muito tempo sozinho.

 

10)  Respeite o silêncio: entre 22h e 8h o silêncio deve ser obrigatório, mas em qualquer outro horário deve ter limites de barulho. Se for realizar reformas, certifique-se quais horários e dias permitidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *