Se tornou muito comum hoje morar em condomínios, tanto pela segurança oferecida por este tipo de moradia, como também pela facilidade de estar perto de tudo. Mesmo assim nem todo mundo gosta de morar em prédio, de viver somente dentro do apartamento, sem ter um quintal, uma garagem boa. Assim temos como opção os condomínios horizontais, onde ao invés de prédio terá casas juntas no mesmo terreno. Mas o que compensa mais?
Olhemos pelo ponto de vista duma família recém formada, com filhos. Apesar de muitos condomínios verticais oferecer muitas áreas de lazer, como piscina, academia e playground; não muda o fato de que a maior parte do tempo nós ficamos em casa, nesse caso dentro do apartamento, principalmente em dias de chuva, agora como manter as crianças num espaço fechado por muito tempo? Realmente é uma missão impossível. Já no outro tipo de condomínio isso não aconteceria, por ter acesso a um quintal. As crianças poderiam sair de casa, brincar, sem necessariamente sair da vista dos pais, porque estarão na porta de casa.
E quem é que gosta de ter pessoas passando na sua porta para chegar a outro andar? Muitas vezes somos obrigados a manter a porta fechada para ter um pouco de privacidade, principalmente nos fins de semana, onde entra mais pessoas no prédio. Se você tiver em sua casa, isso não acontecerá. Inclusive o barulho de pessoas conversando enquanto passam pelos andares será evitado.
Isso é muito comum em condomínios horizontais, a quantidade de casas é bem inferior ao outro tipo de condomínio, e dá mais segurança aos moradores, pois o número de pessoas estranhas que entrarão será menor. Quase todos os moradores se conhecem. É claro que há o porteiro que impede a entrada de estranhos, mas e se essa pessoa conseguir entrar no prédio, quem vai saber se não é um estranho? Não tem como conhecer todos do prédio.
Assim como a quantidade de apartamentos é grande, maior é o número de carros, por isso ao invés de garagens, nos prédios teremos estacionamentos, uma vaga bem próxima a outra, o que não faz disso uma garagem, onde você pode guardar seu carro, suas ferramentas e o que mais caber. Em alguns casos nem é coberto este espaço. Dessa forma fica muito fácil entender porque um condomínio horizontal se sobressai no quesito qualidade.
Resumindo a história, se você preza mais a qualidade no lugar em que vai morar, escolha um condomínio residencial horizontal, casas. Mas se prefere a facilidade, e não se importa com essas questões tratadas acima, então sugiro que você escolha um apartamento para morar. Afinal somos indivíduos diferentes uns dos outros, cada qual com o seu gosto.
Parabéns!
Muito boa a matéria!