Conhecer todos os tipos de telhado é essencial para quem está em fase de construção e por isso estamos fazendo posts que trazem algumas explicações e dicas sobre telhados. Para encerrar a série de post, vamos a última parte que apresenta os tipos restantes de telhas.
Telha shingle
A telha shingle é muito características das casas nos EUA e Europa e é um telhadinho que parece todo sobreposto e deixa uma aparência mais elegante ao projeto arquitetônico (aqui no blog já teve post falando mais sobre a telha shingle, então vale a pena voltar alguns posts para ler mais sobre o assunto).
Esse tipo de telha é conhecido por ser feito a partir de massa asfáltica o que garante maior resistência. A telha shingle é conhecida além de sua beleza, por dispensar dutos de água (calhas) e pela pouca necessidade de manutenção.
Telhas transparentes ou telha de fibra de vidro
A telha transparente é conhecida por ser translúcida e permitir a entrada de iluminação natural. A telha pode ser usada sozinha ou em meio a outros tipos de telhas (fibrocimento, pvc).
A telha de fibra de vidro tem sua desvantagem em relação ao isolamento térmico, já que absorve muito calor.
Telha de vidro
A telha de vidro é mais uma opção para quem busca opções de telhados que permitem a entrada de luz natural. Em geral, esse tipo de telha é usado junto a outras telhas como a de cerâmica.
A desvantagem do uso da telha de vidro é em relação a sua resistência, já que pode não resistir a chuvas mais fortes e trincar.
Telhas de zinco ou galvanizada
A telha de zinco, como o próprio nome já diz é fabricada do material o que faz com que o telhado seja de metal, por isso absorve muito calor e aumenta o som reproduzido pelo barulho da chuva. Para diminuir a absorção de calor e o som, é ideal instalar a telha de zinco e investir em uma camada como laje ou forro.
O telhado que tem ótimo custo-benefício tem fácil instalação e exige boa fixação, o que o deixa resistente as intempéries da natureza.
Agora que apresentamos o último post com os tipos de telhado, você já conhece as características das diferentes telhas e pode decidir qual é melhor para o seu projeto arquitetônico. O ideal é apresentar a ideia ao seu engenheiro e ver se a telha é ideal para compor o projeto.