Condomínios tem sido uma excelente opção para quem busca mais segurança. E sem dúvida a opção é uma ótima escolha, mas é preciso ficar atento e ter cuidados especiais. Para ajudar, elencamos os cuidados especiais para cada situação.
Compreensão e colaboração: cada morador deve ter em mente que a sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança eficaz no condomínio todo. Se for contatado para comparecer na portaria, é bom verificar se o assunto lhe diz respeito mesmo e nunca se expor sem necessidade.
Respeite normas: muitas vezes parentes e amigos próximos ficam esperando na portaria, enquanto acontece a identificação. Não peça para os funcionários quebrarem tal regra ao deixarem essas pessoas entrarem sem identificação, pois isso reflete na segurança de todos os moradores do condomínio.
Informe a portaria: é importante sempre comunicar a portaria quando for receber encomendas como pizzas, lanches, remédios, entre outros.
Atenção ao entrar ou sair do condomínio: quando estiver chegando ou saindo da garagem do condomínio, fique atento para ver se há pessoas com comportamento suspeito. Caso desconfie de algo, dê voltas com o carro até sentir-se seguro e se possível informe a portaria.
Retirada de objetos: ao chegar qualquer objeto, até mesmo surpresa, como flores e presentes, a portaria deve informar o morador para que retire ou algum funcionário leve o objeto até o destinatário.
Discrição: seja sempre discreto e evite comentar sobre bens e ganhos junto a outras pessoas. Instrua também seus funcionários pessoais a não comentarem os hábitos da sua família.
Cuidado com as chaves: evite deixar chaves com outras pessoas que não sejam seus familiares. Caso necessite deixar a chave no condomínio para alguma situação, peça para que algum vizinho de sua confiança fique com a chave da sua casa.
Entrada de fornecedores ou prestadores de serviço: se for receber alguém em sua casa para fazer alguma manutenção ou até mesmo o entregador de água, escolha um horário que não esteja só. Se não for possível estar com alguém, fique sempre com a porta destrancada e com a chave no bolso, assim como o celular.
Não “dê carona”: se estiver entrando no condomínio, não permita que convidados entrem em seguida para aproveitar a abertura do portão. Peça que haja a identificação do convidado para a segurança do condomínio todo.
Bom, agora é só seguir as orientações do post e com certeza a segurança do seu condomínio e a sua serão maiores.