Criar um animal de estimação não é muito fácil, afinal o bichinho precisa de cuidados especiais. Mesmo para quem mora em condomínios horizontais, é importante lembrar que seu animal deve ter espaço e se ainda assim estiver difícil de controlar o animalzinho, há acessórios que devem fazer parte da lista quando você decide ter um animal de estimação em casa.
Para iniciar a série de posts, hoje temos uma seleção de itens para os cachorros.
Vasilhas: um item importante é ter recipientes para dar comida e água ao cãozinho. Há diversos modelos, e até modelos mais modernos que permite integração com seu smartphone para liberar mais comida ao cão; esse modelo é ideal para quem trabalha fora e não quer deixar a vasilha do cãozinho cheia de ração. Ah, e lembre-se de lavar diariamente a vasilha de água do cãozinho, para não se tornar um criadouro de mosquitos da dengue.
Área para as necessidades do cão: criar um cãozinho em casa é bem mais fácil, mas mesmo tendo quintal, o ideal é ter uma área para o cão fazer as necessidades. Atualmente, já existe no mercado uma espécie de banheiro para cachorro, assim você ensina o dog a sempre utilizar a mesma área para não danificar o seu jardim.
Kit para recolher dejetos do cão: seu cão tem necessidade de sair para passear, então na hora do passeio pelo condomínio, leve junto um kit para recolher as sujeirinhas que o cão pode fazer. É importante sempre ter em mãos uma pá ou coletor e também saquinhos plásticos para jogar os dejetos.
Coleira e guia: por mais que seu cãozinho seja manso, andar pelo condomínio sem coleira e guia não é ideal, pois o cão pode assustar-se e até bagunçar o fluxo de carros pelo condomínio. Pergunte ao veterinário qual o modelo ideal de coleira e guia para o seu cão e sempre que sair para o passeio com o bichinho, coloque os acessórios.
Grades: se você quer evitar que seu cão entre em casa ou vá para outras áreas, como quartos, uma alternativa é investir em grades adaptáveis para portas, assim você cria limites para seu cãozinho. Outro item importante, é grades que não deixem que o cãozinho saia sozinho pelo condomínio, e no mercado já existem grades que se encaixam e criam essa delimitação de espaço, e que podem ser removidas facilmente, o que é fácil de montar quando quer deixar o cão brincar pelo quintal.