Com a crescente preocupação com o meio ambiente, durante a construção da casa esse fator também deve ser levado em conta. Afinal queremos garantir um mundo melhor aos nossos descendentes.
Para construir respeitando o meio ambiente, há algumas dicas essenciais e que hoje mostraremos no post.
Iluminação e ventilação natural
Ao solicitar o projeto ao seu engenheiro peça para que este busque maneiras de colocar as janelas em posição que captem o máximo de energia solar por dia, assim você recebe iluminação natural ao longo do dia e ainda economiza energia.
Outra coisa a considerar é a posição das janelas para a entrada de correntes de ar, assim, durante o verão você evita o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.
Energia solar
A instalação de painéis para captar energia solar é ótimo para contribuir com o meio ambiente. Além de gerar energia de forma sustentável, ainda garante economia no bolso.
Materiais
Ao comprar os materiais para a construção busque orientações sobre materiais reciclados e certificados ambientalmente. Nada de comprar madeiras ilegais, porque além de crime, ainda prejudica o meio ambiente.
Lâmpadas
Na hora de comprar lâmpadas para a casa busque por modelos fluorescentes que iluminam bem o ambiente e ainda economizam energia.
Descargas
Atualmente o mercado oferece diversos tipos de descargas, mas uma excelente opção é a descarga que permite escolher dois volumes diferentes de água – um para líquidos e um para dejetos.
A economia não se restringe só a conta de água, mas também as reservas de água que abastecem os municípios.
Torneiras
Ao comprar torneiras opte por modelos que regulem o fluxo de água. Se sua torneira não regula a quantidade de água, instale válvulas redutoras, que dão mais pressão a água e diminuem a vazão.
Captação de água
Pode parecer bobagem, mas ter um sistema que capte a água da chuva é excelente para molhar o jardim ou lavar o carro.
Lixeiras
Separe um espaço específico para as lixeiras, afinal é importante separar o lixo orgânico do reciclado (metal, papel, vidro e plástico). Se você tem plantas e/ou hortas, ainda pode utilizar o lixo orgânico com adubo natural. O lixo reciclado deve ser enviado para a reciclagem.
Gostou das dicas? É fácil contribuir com o meio ambiente e além de trazer benefícios momentâneos, ainda garante o futuro das próximas gerações. Então, converse com seu engenheiro e/ou arquiteto e busque junto a esses profissionais por projetos mais sustentáveis para a construção da sua casa. Ate a próxima.
Legal essa ideia Dolor da Silva