Como um bom síndico deve ser

Como um bom síndico deve ser

Como um bom síndico deve ser

“Amado por uns, odiado por outros”, sem dúvida é uma boa definição para aquele que cuida e administra o condomínio, o síndico. Não é fácil cumprir essa tarefa sem deixar algum morador insatisfeito, principalmente se o assunto for aumento na taxa de condomínio. Por isso, separamos aqui algumas dicas para ajudar os síndicos e também os moradores, nesta difícil missão.

 

Como um bom síndico deve ser

Um bom síndico deve ser…

Atencioso – Tem que estar ligado no que acontece, dentro do condomínio, não basta ser síndico e não ver as coisas acontecendo. Por exemplo, um morador está desperdiçando água, lavando a entrada do prédio, e demorando mais que o necessário, nesta situação o síndico deve falar com a pessoa, e alertar a respeito dos gastos de água.
Paciente – Nem todos os moradores são objetivos na hora de fazer a sua reclamação, ou pedido, agora cabe a ele ser paciente e ouvir as pessoas. O mesmo vale para aqueles que sempre trazem as mesmas questões várias vezes. Pois todo mundo merece respeito.
Firme – Na data de pagar o condomínio, 99% paga no dia certo e 1% atrasa o pagamento, não é justocom todos  os moradores que estes atrasem sempre. Aí o síndico deve intervir e cobrar os pagamentos atrasados. Sendo firme com aqueles que adoram deixar pra depois esta conta.
Responsável  – As vezes podem ocorrer alguns incidentes e ele não conseguir comparecer as reuniões do prédio, mas salvo essas raras exceções, ele deve estar sempre nos encontros com os moradores, para saber como estão as coisas.
Inovador – Fazer campanhas que incentive a participação de todos, para escolher o que for melhor pro condomínio, por exemplo, até que horas é aceitável as festas.
Amigável – Cumprimentar as pessoas, parar pra conversar, ser simpático, além de ser uma boa qualidade de um síndico, todo ser humano poderia ser assim também.
Inteligente – Se você, meu caro síndico, reparou que as contas estão muito altas, com relação a limpeza do condomínio, faça algumas mudanças, do tipo, trocar os produtos usados, ou economizar na água.
Mediador – Havendo no prédio moradores que sempre discutem um com o outro, sobre a mesma coisa, resultando em reclamações por parte dos vizinhos, é necessário fazer uma reunião, somente com o síndico e os dois que discutiram. Para resolver a briga, de uma forma pacífica.

Note que a partir do momento em que os vizinhos fizeram a queixa, isto deixa de ser um problema  dos dois, e passa a ser também do síndico. Ele não está se metendo na vida de ninguém.

Rápido – Tomar decisões rapidamente talvez seja a principal função dele, visto que ninguém mais sabe tanto sobre a situação do condomínio como o síndico. Por isso, ao ver alguma coisa que precisa de reparo, por exemplo uma balança do playground, ele tem que fazer algo, rápido. Tudo bem que muitas coisas são muito caras para trocar, e ninguém quer ficar só gastando, mas existe a opção de consertar, neste caso a balança. Vai sair mais barato e ser mais prático. Porém se naquele momento não tem como nem mandar consertar, tudo bem, ao menos evite que as crianças usem o brinquedo. Pois se uma delas subir e cair, será muito pior o resultado.

Essas são só algumas das qualidades que os síndicos podem ter, mas existem várias, basta você reparar um pouco no síndico do seu condomínio. E se alguma vez ele errou não se esqueça que errar é humano, todos nós cometemos erros. Além disso, ele não está neste cargo por acaso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *