Na hora de escolher onde morar muitas dúvidas nos veem a cabeça, e só piora quando não temos noção nenhuma de construção. Muitos fatores devem ser considerados na hora da compra, como valor, localização, metragem. Para decidir como escolher um condomínio é fundamental você saber quais são as suas necessidades. E como elas se resumem, exemplo, conforto, segurança ou facilidade.

A partir daí, podemos diminuir as opções de compra. Veja:
Se você prefere ter conforto, procure por condomínios onde as metragens sejam maiores, com cômodos mais espaçosos. Este item é muito difícil de ser encontrado em apartamentos, então dê preferência aos condomínios horizontais, onde você terá casas. Uma boa dica é escolher quais dos cômodos da casa você quer maior.
Conforto
Gostaria de ter uma sala grande? Quanto de espaço seria suficiente? Refine a sua busca pensando nestas questões. Em sites de imóveis você terá algumas opções de metragem para escolher, geralmente fica na barra lateral do site. Muito útil pra quem não tem tempo de ficar olhando todos os anúncios do site.
Esteja disposto a ir até o local conferir, pois as fotos as vezes nos fazem acreditar que o espaço é maior do que a realidade. Nesta ida observe também os estacionamentos, a garagem, e a área de lazer.E pergunte ao máximo, porque você não vai querer ter problemas depois.
Escadas
Não gosta de subir escada? Elimine os condomínios que não tem elevadores, porque dependendo do andar em está o apartamento você terá que subir mais de uma escada. Para cadeirantes, veja se o prédio segue a norma de acessibilidade. Se há elevadores, rampas e vagas de estacionamento disponíveis.
Agora, se segurança é o que você mais quer num condomínio busque por aqueles que contam com porteiros, câmeras de segurança, portão somente de entregas, muros altos e restrições quanto a entrada de visitantes. Enfim, o que for necessário para proteger os moradores. Nem tudo você encontrara em um mesmo condomínio, então escolha o que tiver mais itens. Conversar com o síndico é uma boa ideia, para saber quais medidas já foram tomadas para deixar o lugar mais seguro.
Vizinhança
Repare bem na vizinhança para saber se é um bom lugar. Em locais onde não há carros e nem bicicletas estacionadas na rua, as pessoas nem param para conversar na calçada, provavelmente não é um bairro seguro. Se possível pergunte para algum comerciante local, para ter certeza.
Outra coisa que pode ser feita é circular ao redor do prédio para ver todas as entradas e saídas, do lado de fora também observe o que dá pra ver da rua. Pois se há muitas áreas do condomínio que podem ser vistas de fora por você, então todo mundo pode ver. Nem precisa ser morador.
Facilidade
Mas se você não abre mão da facilidade, de morar perto de tudo, essa é a hora de você escolher o local ideal. E se esse lugar tiver que ser mais próximo do seu trabalho, basta você pensar em qual região prefere morar. Qual a distância máxima entre seu trabalho e sua casa. O resto é fácil, filtre sua pesquisa por essa região, levando em conta que quanto mais distante, mais tempo para chegar no serviço.
Quanto mais coisas tiver perto melhor, seja comércio, hospitais, escolas, ou terminais de ônibus e metrôs.
Com relação a estrutura do prédio, e como ele foi construído, sugiro que você contrate um arquiteto ou engenheiro por um dia, apenas para ir até o local e checar as condições do condomínio. Este profissional poderá te orientar a respeito de 2 itens muito importantes, aeração e insolação, ou seja, se entra ar e sol o suficiente no prédio. Isto é fundamental para prevenir doenças.
Escolher um condomínio
O preço do condomínio dependerá do seu bolso, quanto você pode pagar. Mas lembre-se “ o barato sai caro”, preste muita atenção nestas propostas de imóveis com valores abaixo da média do mercado. escolher um condomínio não é uma tarefa para ser feita rapidamente. Pense e reflita no que você quer para o seu futuro.
Muito boa a postagem!