5 regras para viver bem em condomínio

Viver em condomínio pode simbolizar uma vida tranquila e segura, mas para quem nunca experimentou a vida dessa maneira pode ter algumas dificuldades, então separamos 5 regras para viver bem em condomínio.

5 regras para viver bem em condomínio
5 regras para viver bem em condomínio

Respeito ao próximo

A regra de respeitar o próximo é sempre bem-vinda. Lembre-se de não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem a você.

Há situações que podem ser evitadas, como uma festa com som alto. Mesmo que as regras de condomínio não determinem nada sobre o assunto, lembre-se de que há vizinhos e que você deve respeitá-los.

A boa convivência em condomínio deve iniciar de você!

 

Seguir regulamento interno

Antes de mudar-se para um condomínio, peça para ver o regulamento interno e veja se você é capaz de viver bem com as regras impostas.

Se você já conhece o regulamento do condomínio, é importante respeitar suas determinações para evitar desavenças e problemas internos.

 

Cooperar com ações do condomínio

Para quem está vivendo em condomínio é importante lembrar-se da importância de cooperar com as ações internas. Ou seja, se o residencial está fazendo uma campanha para reciclagem do lixo, vale a pena separar o seu lixo e contribuir com a ação, assim todos viverão em prol de uma convivência e vida melhor.

 

Tolerância

            Morar em condomínio exige tolerância. Você pode ter um vizinho que não respeita a primeira regra (respeito ao próximo), mas nem por isso você deve criar situações constrangedoras ou perder a paciência. O ideal é estabelecer uma conversa amigável e tentar resolver a situação.

Caso não consigam estabelecer um acordo, leve o problema ao síndico para que esse tente uma alternativa para a resolução do impasse.

 

Áreas comuns

O condomínio é composto de áreas comuns, então é primordial que nesses lugares as regras de condomínio sejam obedecidas.

Usar o espaço comum exige que a pessoa seja responsável. Nada de dar festas no salão e não obedecer as regras de limpeza; ou levar o cachorro para passear e deixar o animalzinho fazer suas necessidades em lugares comuns sem coletar os dejetos.

Lembre-se de que as áreas comuns são atreladas com todas as outras regras e por isso é preciso respeitar os outros moradores que também frequentam esses lugares.

 

Anotou as 5 regras para viver bem em condomínio? Para ter uma vida tranquila em condomínio é preciso seguir as dicas e lembrar-se de que respeito ao próximo é algo primordial para ter uma boa convivência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *