Com frequência falamos de segurança, mas estar em alerta nunca é obsessão, afinal ao assistir a telejornais é comum notícias referentes a assaltos e roubos.
Diante dessas situações, torna-se comum a busca por condomínios que oferecem mais segurança; seja através de modernos sistemas de monitoramento ou quadro de funcionários treinados para inibir esse crime.
No entanto, a segurança do condomínio deve ser uma conjuntura entre todos os fatores e colaboração de todo, precavendo-se em atitudes que não deixem brechas para acontecimentos desagradáveis.
Para auxiliar na segurança preventiva listamos uma série de itens que devem ser considerados para o desenvolvimento de um condomínio seguro.
1- Compreensão e colaboração: é preciso compreender a imposição de normas e colaborar para que estas sejam cumpridas. Ex: Se o condomínio possui norma de não autorizar entrega no período noturno na casa (a exemplo de pizza, lanche, etc), compreenda que tal norma visa a segurança de todos. Então, não peça para que o porteiro “quebre o galho” e autorize pra você. Sua segurança também pode ser posta em risco, colabore para a segurança geral e busque sua entrega na portaria.
2- Mantenha as portas sempre trancadas: na maioria das vezes, morar em condomínio garante maior segurança, mas nem por isso podemos ficar desatentos. Não deixe nunca portas destrancadas!
3- Veículos: a mesma atenção deve ser redirecionada para veículos nas garagens. Confira se trancou todas as portas e se as janelas estão fechadas.
4- Identificação: se estiver esperando a abertura do portão da garagem e esta for monitorada por câmeras de segurança, abaixe o vidro para que o porteira faça a identificação e libere a entrada;
5- Informação: se todos agirem em conjuntura, muitos acontecimentos podem ser evitados. Se notar alguma movimentação estranha no condomínio, informe aos profissionais de segurança para que estes possam averiguar o que está acontecendo.
6- Paciência: enquanto o porteiro estiver realizando a abertura e fechamento dos portões seja paciente, muitas vezes o profissional está identificando a entrada de pessoas e veículos para garantir maior segurança.
7- Eventos: se for realizar algum evento no condomínio, passe a relação de convidados para o porteiro para que este possa conferir a entrada de pessoas no condomínio.
8- Observe: ao sair ou entrar no condomínio observe se não há movimentação estranha, se notar algo incoerente evite a abertura do portão e informe a polícia e/ou porteiro para evitar uma invasão.
A partir das dicas acima, colabore para a segurança preventiva do condomínio e com ação conjunta os resultados tendem a ser sempre melhores.