Sustentabilidade no condomínio e como implementá-la

A base de uma comunidade, e de um planeta saudável estão nos modelos de vida desenvolvidos em harmonia com o meio ambiente. Como fica a sustentabilidade no condomínio?

No entanto, há muito o que ser feito e modificado nos hábitos que a maioria da população cultiva em seu dia a dia para que vivamos de maneira realmente sustentável e ainda poderá modernizar o seu condomínio.

sustentabilidade no condomínio
sustentabilidade no condomínio

Mas afinal, o que é sustentabilidade? Como ela pode melhorar a qualidade de vida em uma residência?

Buscando responder essas perguntas e orientar você a modernizar o seu condomínio de forma ecológica, reunimos a seguir, algumas dicas que irão te ajudar a construir uma realidade mais “verde” e agradável para todos.

Confira!

O que é sustentabilidade no condomínio?

Sustentável, por definição, é tudo aquilo que tem condições para se manter ou conservar!

Quando o assunto é o meio ambiente, sustentabilidade significa definir práticas e ações de maneira que as necessidades humanas sejam supridas sem que se comprometa as condições do planeta para as próximas gerações.

Significa utilizar os bens naturais de maneira inteligente e econômica, utilizando os bens renováveis de forma que a natureza tenha tempo para repô-los e, os não renováveis, de maneira prudente e regrada, até que alternativas aos mesmos sejam desenvolvidas. Na prática, simples mudanças de hábitos cotidianos já representam grandes conquistas e significativas melhoras na qualidade de vida e na economia financeira.

Veja ideias de sustentabilidade que você pode implementar no seu condomínio:

Torne-se energeticamente eficiente

A economia de energia é basilar para um condomínio sustentável. Além da vantagem da redução drástica nas contas de luz, a economia de energia elétrica pode representar uma grande melhora na qualidade de vida dos moradores. Isso acontece, por exemplo, quando se valoriza e incentiva o aproveitamento de luz solar, o que torna os cômodos mais arejados e o ambiente mais seguro e alegre para todos.

Outras sugestões:

  • Incentive janelas voltadas para o leste, de modo a aproveitar a luz solar matutina. Esta é mais branda e traz benefícios para a pele e saúde.
  • Implemente tetos solares. Dessa maneira banhos e pias não consumirão energia elétrica, umas das maneiras de modernizar o
  • Substitua lâmpadas incandescentes pelas de LED ou fluorescente;
  • Faça um programa de conscientização para os moradores, incentivando a escolha de aparelhos mais econômicos, banhos mais curtos, retiradas de aparelhos das tomadas, etc.

Todas essas dicas ajudam na sustentabilidade no condomínio.

Faça coleta seletiva

O excesso de lixo é um problema sério e a melhor maneira de combatê-lo é através da coleta seletiva, além de melhorar muito a sustentabilidade no condomínio.

Veja algumas ideias:

  • Distribua pequenas lixeiras (com separação entre materiais) para todas as residências e tenha um local de fácil acesso para a deposição do lixo.
  • Dê palestras sobre a maneira correta de se descartar lixos e como otimizar espaço nas lixeiras, dobrando caixas, por exemplo;
  • Procure locais que recebam materiais para reciclagem e outros que não podem ser depositados em aterros comuns, como metais pesados.

Incentive a reciclagem

Outra maneira que ajuda e muito na redução de lixo em condomínios é a reciclagem.

Otimizando o aproveitamento de certos materiais o volume de dejetos em um condomínio pode ser reduzido expressivamente.

Veja algumas dicas:

  • Utilize lixo orgânico para adubação da área verde e hortas;
  • Promova oficinas para a confecção de brinquedos e utilidades domésticas com materiais que seriam descartados, como garrafas pets e de vidro, caixas de leite, etc;
  • Faça um plano de incentivos, oferecendo descontos nas taxas do condomínio ou premiações para os moradores que mais colaborarem para a sustentabilidade do local. Você pode observar fatores como:

Taxa de utilização de água e energia per capita, nível de arborização, participação nas atividades de preservação ambiental, etc.

Arborize!

Um local verde, com árvores e jardins é sempre agradável aos olhos, não é mesmo? E ajuda na sustentabilidade no co.ndomínio

Ademais, um ambiente arborizado melhora a qualidade do ar e incentiva atividades externas, como caminhadas e a prática de exercícios físicos.

Não é complicado deixar seu condomínio assim. Veja algumas dicas:

  • Plante árvores na fachada do condomínio, nas ruas e corredores e em outras áreas de recreação e convívio social;
  • Valorize, no plano de incentivos mencionado anteriormente, os moradores que cultivarem árvores, jardins, pomares e gramados.

E aí, agora que você já sabe o que é sustentabilidade e como implementá-la no seu condomínio, está animado para colocar nossas dicas em prática?

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fonte: Condlink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *