Soluções sustentáveis para condomínios!

Investir em soluções sustentáveis deixou de ser uma preocupação exclusiva dos ambientalistas.
Ao perceber as consequências da ação humana no mundo, diversas pessoas, empresas e até condomínios estão repensando seus hábitos e aderindo à nova cultura verde.

Soluções sustentáveis para Condomínios
Sustentabilidade em condomínios!

No entanto, além de favorecer o meio ambiente, a sustentabilidade tem retribuído com outras vantagens, como redução de gastos e melhor qualidade de vida.
Por esse motivo, implantar soluções sustentáveis nos condomínios demonstrou ser a melhor alternativa para aproveitar os recursos naturais, sem agredir o Planeta Terra.

Existem várias maneiras de deixar seu condomínio sustentável através de pequenos gestos que não exigem grandes gastos.

Confira então algumas ideias que podem ser adotadas!

Reaproveite a água

 

O país tem vivido uma situação delicada nas hidrelétricas. Por isso, economizar água tornou-se uma necessidade para todos nós.

Desse modo, optar por sistemas de reaproveitamento da água da chuva ou do chuveiro, como cisternas de captação, pode ser uma alternativa econômica e eficaz para diminuir o desperdício atual.

No entanto, além de conscientizar os moradores sobre a importância da economia da água, o condomínio pode aderir à irrigação por capilaridade, um sistema de armazenamento de água da chuva, útil principalmente para irrigação de plantas e jardins.

Arborize o condomínio

A arborização do ambiente é uma prática sustentável necessária em um condomínio.
Além de contribuir para o próprio paisagismo, o aumento das árvores proporcionará maior qualidade de vida, tornando seu condomínio um ambiente mais verde.

Aproveite a luz natural

Pintar as paredes com cores claras ou desenvolver projetos que explorem a luz natural é uma das soluções sustentáveis que oferecem vários benefícios.

Entre eles a redução do consumo de energia elétrica!
Sendo assim, considerar a possibilidade de criar mais áreas de claridade e colocar vidros em ambientes estratégicos é uma decisão inteligente que pode reduzir o uso de lâmpadas durante o dia, assim como contribuir para o meio ambiente como um todo.

Incentive a reciclagem do lixo

Segundo estudos, uma pessoa é capaz de produzir cerca de um quilo de lixo por dia, agora imagine quanto lixo um condomínio poderá acumular em um mês?

Olhando para esse caos, cabe ao síndico e aos moradores aderirem à separação adequada do lixo, com o objetivo de auxiliar a preservação do meio ambiente e da camada de ozônio, já que a maioria destes resíduos sólidos são despejados a céu aberto.

Uma excelente ideia é cooperar com a coleta seletiva, para que possam dar melhor direcionamento aos materiais separados.

Substitua as lâmpadas comuns

Optar por lâmpadas fluorescentes ou por lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão é uma estratégia que pode colaborar financeiramente com o próprio bolso dos moradores.
Responsável por economizar até 75% da conta de energia, essas lâmpadas podem oferecer até cinco vezes menos gastos em comparação a uma lâmpada incandescente ou quente.

Outra dica sustentável é instalar sensores de presença em seu condomínio.
Assim, as lâmpadas serão acionadas apenas quando ocorrer a circulação dos moradores, impedindo o uso desnecessário quando não há pessoas no local.

Com essas soluções sustentáveis apresentadas em nosso post, seu condomínio poderá aderir a uma cultura mais consciente e verde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *