Flores e plantas em condomínios: dicas!

Os jardins do condomínio são áreas importantes para o convívio dos condôminos e para a valorização do patrimônio. Além de estar totalmente alinhada aos conceitos de sustentabilidade, investir na decoração verde pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e para o meio ambiente.

Flores e Plantas em Condomínio

Listamos algumas dicas simples que vão da compra de plantas à manutenção dos jardins.

Veja:

 

Manutenção

Para uma boa manutenção e cuidado de seu jardim é importante que você conheça os tipos de plantas que você cultiva e suas necessidades de nutrientes, água e iluminação para mantê-las saudáveis ao longo do ano.

– A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada espécie exige um tipo de adubação, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade.

– Uma vez por mês é importante que um profissional especializado aplique venenos específicos nos jardins para combater pragas e fungos. Se feito de maneira errada, esse processo pode causar a morte das plantas e até colocar em risco a saúde de quem fez o trabalho e dos moradores.

– O processo da poda também exige cuidados e algum conhecimento técnico. O ideal é contratar o serviço de profissionais da área.

– Alimente o solo com bastante matéria orgânica como aparas de relva, folhas e pedaços de madeira das árvores. Adicione também terra, quando for necessário. Quanto aos fertilizantes tenha cuidado para não exagerar nas doses, de forma que possa prejudicar os nutrientes do solo. Controle periodicamente o estado do solo com ajuda de um kit de medição do pH.

– Para garantir que o seu jardim tenha sempre uma aparência verde, opte pelo sistema de rega gota-a-gota. As vantagens são muitas, desde a redução de escorrimento e de doenças nas plantas, evita a perda de nutrientes localizados no solo, a economia de água e ainda é fácil montar.

Compra

Cada espécie de planta exige cuidados específicos, por isso, quando for às compras não se esqueça de esclarecer se:

– A planta prefere sol ou sombra

– Quantas vezes por dia ela deve ser regada

– Qual a melhor maneira de plantá-la

– A planta é perene ou tem fases

– Na hora de escolher uma muda, prefira as que estão mais floridas e com as folhas mais vigorosas e sem manchas. Não se esqueça de olhar com atenção se nenhuma tem insetos que podem ir para outras plantas e causar problemas.

Indicações

Já vimos algumas dicas de manutenção e na hora da compra, agora chegou a vez de saber qual a planta ideal para algumas áreas comuns dos condomínios. Vale lembrar que escolher a planta ideal para cada ambiente vai depender da condição de luz que o local recebe, ou seja, se há incidência de sol ou predominância de sombra.

Hall de entrada: Dá uma boa valorizada no ambiente, além de causar uma boa impressão aos visitantes. O espaço pode ser pequeno, grande, estreito ou largo: o importante é deixá-lo charmoso e bem receptivo. Sugestões: Árvore da Felicidade, Palmeira Areca, Palmeira Chamaedorea, Ráfis, entre outras.

Muro: Todos nós sabemos que os muros são necessários para garantir a privacidade e a segurança, ou mesmo delimitar áreas. Mas convenhamos: eles não são nada bonitos. A boa notícia é que quem gosta de plantas pode contornar este problema e ainda criar um visual natural, integrando o muro ao projeto paisagístico do condomínio. Sugestões: Trepadeiras, Unha-de-gato, Singônio, Clúsia Fluminensis, Hera, Jiboia, Ixora, entre outras.

Área de lazer e piscina: Lugares onde circulam crianças e animais merecem uma atenção e cuidado maior, o ideal é investir em plantas sem espinhos para que não cause acidente. Sugestões: Pata de elefante, Helicônia, Estrelítzia, Gardênia, entre outras.

 

Fonte da imagem: www.gaddax.com

Fonte: www.sindiconet.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *