Como se comportar no elevador do condomínio

Como se comportar no elevador do condomínio

Como se comportar no elevador do condomínio
Como se comportar no elevador do condomínio

Até mesmo no elevador, há regras que devem ser seguidas para a boa convivência em um condomínio. Estando sozinho ou acompanhado dentro de um, boas maneiras devem ser adotadas para não haver possíveis constrangimentos. O elevador é um local onde, pelo menos duas vezes por dia, você irá estar presente, caso não utilize as escadas para subir e descer andares. A seguir estão algumas dicas para o bom comportamento dentro dele.

 

A primeira regra, que é bastante conhecida por todos, é não fumar dentro do elevador. Isso porque ele é um lugar totalmente fechado, onde o cheiro do cigarro pode incomodar quem estiver próximo a você e ficar um odor muito ruim por um longo período de tempo. Há no Brasil a lei antifumo, que está presente em vários estados brasileiros. Segundo ela, fica proibido fumar em lugares do prédio em que todos os moradores tenham acesso, como elevadores, escadas, portaria, corredores e áreas de lazer. Caso desrespeite e for flagrado, o morador terá que pagar uma multa com um valor bastante alto.

 

Caso tenha acabado de chegar do supermercado ou de fazer compras, e venha trazendo carrinhos de supermercado ou várias sacolas na mão, opte por utilizar o elevador de serviço. Caso utilize o normal, haverá um desconforto dos outros moradores. Como o elevador possui um espaço muito pequeno e apertado, não há lugar disponível para o carregamento de compras. Objetos maiores, como móveis por exemplo, devem ser transportados somente pelo de carga.

 

Há alguns prédios que permitem a criação de animais domésticos, mas muitos moradores não respeitam algumas regras básicas para criá-los adequadamente. Seja um cachorro ou um gato, todos devem circular pelo condomínio com focinheira e coleira, e sempre no colo do dono. É preferível que você utilize o elevador para carregar seu animal somente quando ele estiver vazio. Isso porque algumas pessoas podem não gostar da presença do animal. E se possível, utilize o de carga para transportá-lo se ele for muito grande.

 

Caso você tenha utilizado alguma área de lazer, como a piscina ou a sauna, não suba para o seu apartamento sem camisa ou com trajes de banho. Além de ser deselegante, pode causar desconforto para quem está utilizando o elevador. Por isso, coloque sua roupa normal ainda do banheiro da área de lazer, e suba ou desça com uma roupa adequada.

 

Mesmo que esteja sozinho dentro do elevador, tenha bons modos. A grande maioria dos condomínios possuem sistema de segurança dentro deste, como câmeras para o monitoramento. Por isso, não faça brincadeiras dentro dele, como dançar, pois alguém estará vendo você. Antes da fazer algo, pense várias vezes.

 

Devemos lembrar que o elevador não é um brinquedo, e sim uma maneira de subir ou descer andares rapidamente. Para as pessoas que têm crianças pequenas, eduque-as para não apertarem os botões do painel de controle do mesmo. Apertando várias vezes, podem ocorrer danos gravíssimos e até mesmo um acidente, além de prejudicar a vida de todos os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *